O vereador Fagner Fernandes (Avante) e o líder da oposição Daniel Finizola(PT) estiveram em visita as obras de reforma do Centro de Saúde Sinhazinha, localizado na rua Neco Lira, no bairro do Salgado
O prédio, onde funcionava a unidade de saúde, está fechado para o atendimento ao público, desde setembro de 2018, quando foram iniciados os serviços. Chegando ao local, os parlamentares encontraram a obra parada e de acordo com os moradores, desde o mês de junho não há movimentação de trabalhadores no posto.
Em seguida, os vereadores se dirigiram para o lugar onde os serviços de saúde estão sendo oferecidos, e, logo na chegada foram recepcionados por usuários que se queixaram sobre a situação do local, entre as reclamações: prédio inadequado e incapaz de acolher a demanda, salas de atendimento com paredes mofadas e infiltrações, uma estrutura indigna para servidores e usuários.
Para o vereador Fagner Fernandes, é inadmissível que o poder executivo submeta a população a uma situação como esta: uma “reforma”, que se arrasta há quase um ano, enquanto pessoas são atendidas em péssimas condições, num local alugado pela prefeitura. “A população não só deve, como tem o direito de receber um atendimento de qualidade. A atual gestão transforma reformas estruturais em obras que se arrastam por meses e quem paga a conta é a população”.
Versão da prefeitura
Por meio de nota, a prefeitura de Caruaru disse que a obra de requalificação, por isso o atraso. Segue abaixo a íntegra da nota:
“O bairro do Salgado é atendido por nove Equipes de Saúde da Família. Duas delas funcionam temporariamente em um prédio alugado, enquanto o UBS Sinhazinha recebe reformas para melhorar as condições de trabalho e atendimento.
A informação é da Secretaria de Saúde de Caruaru, que optou pelo local pela facilidade de acesso dos usuários cadastrados naquela área, durante a reforma. Na estrutura em funcionamento está mantido o atendimento normal.
Nos meses de maio, junho e julho, por exemplo, foi realizado um total de 4.968 consultas e foram aplicadas 4.056 doses de vacinas. A equipe é composta por dois médicos, duas enfermeiras, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde.
“Importante ressaltar que a população está sendo beneficiada com a assistência integral. E logo estaremos entregando uma Unidade requalificada”, afirma Anderson Oliveira, Secretário Executivo de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde de Caruaru.
A entrega da UBS Sinhazinha está prevista para o dia 30 de setembro de 2019.
Com relação à reforma, a Secretaria de Saúde informa que está sendo realizada por uma empresa terceirizada e foram solicitados ajustes no projeto inicial (troca do telhado), com a finalidade de qualificar ainda mais o ambiente. Uma reunião com representantes da empresa e da secretaria, semana passada, buscou alinhar os ajustes necessários para a conclusão da obra.
As informações da Secretaria de Saúde visam esclarecer quanto a denúncias dos vereadores sobre a situação da UBS Sinhazinha. A secretaria esclarece, ainda, que em nenhum momento foi procurada pelos edis para oferecer dados sobre detalhes do andamento da obra da UBS Sinhazinha”.