Vereador propõe projeto de Lei que prevê mais oportunidades no Primeiro Emprego para Jovens

Mário Flávio - 05.02.2021 às 14:25h

Um dos destaques da reunião plenária virtual da última terça-feira (02), foi a inserção do Projeto de Lei de autoria do vereador Nelson Diniz (Cidadania), que dispõe sobre a reserva de vagas para o primeiro emprego nas empresas que recebem incentivos fiscais ou qualquer outro benefício no Município de Caruaru.

O objetivo do projeto é propiciar aos jovens iniciantes e com baixa renda familiar, oportunidade profissional a fim de adquirir experiência e condições de sobrevivência. “O Projeto de Lei ‘Primeiro Emprego’ dará aos jovens que buscam dar início a sua vida profissional, mais oportunidades nas diversas áreas do campo do trabalho. Percebemos que a falta de recursos financeiros ou oportunidades de qualificação adequada, tem levado um número significativo de jovens a não corresponder de forma satisfatória e tempo ideal as atividades desempenhadas, sendo altamente prejudicados nesse universo das oportunidades profissionais.
A inserção dos jovens no campo de trabalho, na busca do primeiro emprego, é tão necessária quanto à requalificação de quem se encontra na condição de desempregado e não possuem alternativas de se qualificar sem comprometer o sustento da família”, ressaltou o vereador Nelson Diniz.

Numa construção qualitativa de políticas públicas, a carreira profissional do jovem deve ser uma das prioridades, desta ação há o fortalecimento de diversos setores, seja ele da economia criativa ou de tantos outros segmentos do mercado de trabalho, combatendo o desemprego e distribuindo renda às famílias dos jovens que podem conquistar o seu espaço, especialmente, neste momento pandêmico que estamos enfrentando.

A pauta está em processo de aprovação na Comissão de Redação e Leis da Câmara de Vereadores da cidade, e segue para sansão do Poder Executivo.