O vereador e presidente da comissão de Educação na Câmara, Jorge Quintino, comemorou o anuncio feito hoje (21) pela secretaria de Educação de Caruaru, sobre a recarga extra que foi feita no cartão alimentação dos alunos da rede municipal de ensino. “Mais uma vitória para a educação municipal. O diálogo precisa sempre encontrar seu espaço”, afirmou Legislativo Jorge Quintino.
Ainda de acordo com o vereador, o secretário encaminhou um ofício sobre a qualidade e a programação da alimentação escolar nesta retomada presencial e gradual das aulas. Segue o ofício na íntegra:
Ao Gabinete do Vereador Jorge Quintino,
O Departamento de Alimentação Escolar se organizou para que seja oferecida uma merenda escolar de qualidade; compreendendo que o aluno tem direito a alimentação escolar, visando garantir a segurança alimentar e nutricional, com acesso de forma igualitária. Todo o planejamento foi voltado para a garantia da qualidade da alimentação ofertada, buscando a boa aceitabilidade das preparações propostas.
Para garantir ao aluno uma ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE e o acompanhamento do Estado nutricional realizamos:
1- Inclusão de DESJEJUM para o turno da manhã ou LANCHE RECEPTIVO no CARDÁPIO 2021 para o turno da tarde; Tal iniciativa se deu pela necessidade de garantir um aporte calórico e nutricional adequado aos educandos durante permanência na escola; considerando a vulnerabilidade alimentar que infelizmente assola o país;
2- Inclusão de mais três porções de frutas in natura , semanalmente;
3- Inclusão de 5 porções – 200 ml por criança de Suco de polpa de frutas , como acompanhamento ;
4- Inclusão de duas preparações no desjejum a base de leite e farináceo ( Papa de Aveia ou Amido e bebida láctea);
5- Inclusão de carne bovina com osso e sem osso , para um maior aporte protéico na preparação de SOPA;
6- Avaliação Nutricional de 100 % dos alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil quando do retorno das aulas presenciais, com a finalidade de diagnosticar o estado nutricional das crianças, identificando distúrbios ou carências nutricionais para traçarmos ações de intervenções e monitoramento para recuperação do estado nutricional adequado.
7- Palestras de Educação Alimentar e Nutricional, focando hábitos alimentares saudáveis e incentivando os alunos a se alimentarem da MERENDA ESCOLAR, com a finalidade de não levarem lanches para as escolas;
8- Fomento à compra de alimentos diretamente da agricultura Familiar.
Atenciosamente,
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR