25 de janeiro de 2014 às 16h03min - Por Mário Flávio

20140125-160340.jpg

Do G1 Caruaru

Uma ventania que durou de três a cinco minutos provocou estragos, no início da tarde deste sábado (25), nos municípios de Caruaru e Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco.
Por causa do vento forte, uma placa publicitária caiu na Rua Duque de Caxias, em Caruaru, e atingiu uma mulher que passava pelo local. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para um hospital da cidade. Ainda no município, uma outra placa que ficava na frente de uma farmácia, na Rua João Condé, também caiu.

Em Riacho das Almas , a ventania derrubou a cruz da torre da igreja Nossa Senhora da Conceição. De acordo com o padre Adeildo Santana, o telhado e o forro ficaram danificados. “Estava aqui dentro da igreja quando escutei um barulho muito forte. Quando fui olhar, a cruz da torre tinha caído. É a segunda vez que ela cai por causa do vento. Graças a Deus ninguém ficou ferido, tivemos só danos materiais”, disse.

Por meio de nota, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), informou que “um sistema meteorológico está atuando sobre o Leste do Nordeste, inclusive em Pernambuco. Este sistema é denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e está atuando junto a uma instabilidade vinda do oceano. Essa combinação de sistemas favorece formação de nuvens, chuvas e intensificação do vento. Nas últimas horas, houve uma tendência de aumento nas rajadas de vento […] em que nas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) do Agreste e Sertão, chegaram a registrar 40 km/h em Arcoverde e 36 km/h em Caruaru.

Porém, existem fatores de relevo que podem intensificar ou retardar a velocidade do vento, portanto em alguns locais a rajada pode ter sido com uma velocidade maior”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro