O partido Unidade Popular (UP) confirmou, neste sábado (3), o nome da enfermeira Ludmila Outtes como candidata a prefeita do Recife.
A convenção da sigla ocorreu em um auditório na Câmara do Recife, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.
O candidato a vice-prefeito será o aposentado Raimundo Malheiros, também filiado à Unidade Popular.
Militantes do partido participaram da convenção. A sigla terá dois nomes disputando uma vaga na Câmara do Recife.
Na convenção, Ludmila disse que o objetivo da candidatura é “enfrentar o fascismo” e trabalhar pelo povo pobre, que é o mais oprimido.
“Quase metade da nossa população é pobre ou muito pobre. São essas pessoas que moram em palafitas, áreas de risco, que não dormem de noite quando chove com medo de morrer. E ainda têm que ouvir dos nossos governantes que a culpa é nossa, que fomos morar onde não devia. Enquanto isso, tem milhares de prédios desocupados aqui no Centro da nossa cidade”, afirmou a candidata.
Ela também prometeu investir na expansão de vagas em escolas e creches de ensino integral, disse que trabalharia para reduzir casos de feminicídio e criticou a adoção de parcerias público-privadas pelo município nas áreas de saúde, educação e espaços públicos, como parques e praças.
“Eles querem entregar 41 postos de saúde por 20 anos para a iniciativa privada e ainda pagar a eles milhões para gerir esses postos, enquanto os demais (postos de saúde) não têm essa verba. Aí depois você diz que a qualidade está muito melhor porque a gestão é privada”, afirmou.
Ludmila é presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe) e coordenadora do Movimento Luta de Classes (MLC). Foi candidata a deputada federal pelo UP em 2022, mas não foi eleita.