Um fim de semana e mais três sentenças contra Miriam Lacerda no guia eleitoral

Mário Flávio - 24.09.2012 às 17:24h

A candidata Miriam Lacerda (DEM) foi punida novamente pela Justiça Eleitoral em Caruaru. Durante o final de semana foram três novas sentenças contra ela, duas garantindo direito de resposta à coligação de Zé Queiroz (PDT) e uma retirando tempo do guia eleitoral de TV, por ter utilizado o tempo dos proporcionais para fazer propaganda irregular. Com estas decisões sobe para nove o número de punições contra a campanha de Miriam.

Na primeira sentença, o juiz Pierre Souto Maior entendeu que a coligação de Miriam faltou com a verdade ao afirmar que o projeto social Mansão da Vida estava fechado. “… a chamada ‘Mansão da Vida’ não foi fechada em caruaru, sendo este fato público e notório (merecendo até reportagem em jornal de grande circulação local), portanto, a divulgação de mensagem no sentido em que tal programa social foi finalizado ou fechado configura promoção de fato sabidamente inverídico, havendo segurança suficiente para que se afirme a violação ao art 58 da lei 9.504/97”, afirma Souto Maior no texto. Zé Queiroz teve direito a um minuto no guia de Miriam que exibido nesta segunda-feira (24) à tarde.

A segunda condenação é sobre o caso o do Alto do Moura. Na semana passada a Justiça já havia autorizado a abertura de um comitê de Zé Queiroz no espaço Gonzagão e agora a campanha de Miriam terá que ceder 12 inserções de um minuto (cada) na TV para Zé Queiroz, por fazer afirmações “sabidamente inverídicas”, segundo a sentença. A última punição aconteceu pelo fato de Miriam ter utilizado, de forma irregular, um minuto e meio do tempo destinado aos proporcionais.

“Temos um monitoramento constante da propaganda eleitoral e sempre que percebemos a necessidade de representar nós acionamos a Justiça, buscando esclarecer a população da verdade dos fatos”, afirmou o coordenador jurídico da campanha de Queiroz, Bruno Martins.