27 de outubro de 2012 às 08h30min - Por Mário Flávio

Terminam nesta segunda-feira (29), as inscrições para o Vestibular Unificado 2013 do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE. Esse também é o prazo final para os candidatos cotistas, que realizaram inscrição no período de 1 a 18 de outubro, declararem sua renda e etnia através do site. Até esta sexta-feira (26), somente 10% dos inscritos nessa condição realizaram o procedimento. A autodeclaração é exigida para que eles se adequem à Lei de Cotas.

Das 6.872 vagas oferecidas no Vestibular, 6.096 são distribuídas nos cursos técnicos e 776, nos cursos superiores. Metade de todas elas são reservadas aos estudantes oriundos da rede pública de ensino, que ainda poderão optar por subcotas social – para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, e raciais- para negros, pardos e índios. Nos cursos de vocação agrícola, ainda há reserva de vagas para moradores da zona rural ou filho de agricultores.

As inscrições são feitas somente através da internet, http://cvest.ifpe.edu.br. A taxa é de R$ 20 para curso técnico e R$ 40 para superior e pode ser paga até a próxima terça-feira (30), somente no Banco do Brasil. Essa também é a nova data de vencimento do boleto para quem já se inscreveu durante a primeira fase das inscrições.

As oportunidades de cursos sãos nas mais diversas áreas, desde petróleo e gás, construção civil, ciências humanas, agrárias, processos industriais, gestão ambiental, passando por informática, turismo, educação, produção alimentícia até artes e saúde. As modalidades nas quais os cursos são oferecidos também são diversificadas. Entre os técnicos, as chances são de concorrer na Integrado (o aprovado faz curso técnico e Ensino Médio, concomitantemente), que exige nível fundamental do candidato; e na Sequencial, que exige o Ensino Médio. Entre os cursos superiores, há oportunidades em licenciaturas, engenharias, bacharelados e tecnológicos.

As vagas do Vestibular 2013 são distribuídas nos nove campi do IFPE, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Também são oferecidos cursos na modalidade semipresencial, em diversas cidades pernambucanas e até em outros estados. Nesses casos, o estudante tem aulas presencias, periodicamente nos polos, além de acompanhamento através da internet por professores e tutores. Os polos da EaD são localizados em Caruaru, Dias D’Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.

A prova do vestibular está marcada para o dia 16 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas pelos candidatos através do site do IFPE ou pelos telefones 2125 1724 ou 2125 1666.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro