4 de junho de 2012 às 14h15min - Por Mário Flávio

Um tumulto ocorrido hoje pela manhã na unidade da Funase de Caruaru deixou dois agentes feridos. De acordo com informações repassadas pela direção da unidade, um buraco estava sendo construído pelos adolescentes e cerca de 60 planejavam uma fuga em massa. O plano foi descoberto e houve a confusão.

Os adolescentes atearam fogo em colchões, renderam os servidores e agrediram a dois agentes, que foram encaminhados ao Hospital Regional do Agreste. Segundo a coordenadora Técnica da Funase em caruaru, Simone Custódio, ações serão feitas para punir os líderes do motim. “Vamos identificar os principais líderes para que possamos tirá-los daqui para outra unidade”, disse.

Hoje a unidade enfrenta problemas de superlotação. Existem 175 adolescentes num espaço adequado para 100. Na semana passada um agente foi agredido e teve que ser internado devido a gravidade dos ferimentos. O clima entre os agentes é de medo. A polícia já controlou a situação no local.

AÇÕES – Em Pernambuco hoje, há 1500 jovens que estão no sistema socioeducativo e infrigiram a lei por algum motivo. O planejamento da secretaria da Infância e Juventude, é a construção de 12 novas unidades para resolver definitivamente o problema de vagas na região metropolitana e interior do estado, como explicou a secretária, Raquel Lyra. “Essa construção de novas unidades abrangerá Garanhuns, Arcoverde, Região Metropolitana de Recife, obedecendo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa aproximar ao máximo o adolescente de sua comunidade de origem pra permitir a inserção dele à sociedade e permitir a quebra do ciclo vicioso, no qual o jovem acaba voltando à criminalidade, depois que sai da unidade”.

Ainda de acordo com Raquel, o planejamento de ações da secretaria envolve recurso previsto no plano plurianual de mais de R$ 80 milhões, para o meio fechado, e R$ 20 milhões para o meio aberto. “Vamos resolver o problema da superlotação, substituir as vagas desnecessárias, solucionar o problema de pessoal, um passo sendo de cada vez, para que em 2014 entreguemos um sistema novo para o nosso estado”, finalizou.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro