TSE julga nesta terça-feira (26) ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Jorge Brandão - 26.10.2021 às 10:55h

Ações que pedem a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) vão ser julgadas nesta terça-feira (26) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os processos acusam os líderes políticos de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação por supostamente terem sido beneficiados com o disparo em massa de mensagens de WhatsApp nas eleições de 2018.

As ações usam como base duas reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo. A primeira usa como base uma reportagem publicada em 18 de outubro de 2018, que apontou indícios de que foram comprados pacotes de disparo de mensagens em massa contra o PT e a coligação, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, por empresas que apoiavam Bolsonaro publicamente. Já na segunda ação é citada uma reportagem publicada em 2 de dezembro de 2018, que detalha relatos e documentos que comprovariam as irregularidades na contratação dos serviços de disparo de mensagens de cunho eleitoral no WhatsApp.

O TSE é composto pelo presidente Luís Roberto Barroso (STF), o vice-presidente Edson Fachin (STF), Alexandre de Moraes (STF), o corregedor Luis Felipe Salomão (STJ), Mauro Campbell (STJ), Sérgio Banhos (juri) e Carlos Horbach (juri). Para se ter maioria em um julgamento, são necessários quatro votos