2 de setembro de 2013 às 13h05min - Por Mário Flávio

foto (4)

Três profissionais do programa do governo federal Mais Médicos, todas médicas, começarão a atuar em Caruaru a partir do dia 16 de setembro. Em coletiva de imprensa no final da manhã desta terça (02), na Secretaria Municipal de Saúde, duas desse grupo foram apresentadas, sendo uma indiana, naturalizada brasileira. Cada profissional ganhará uma bolsa de R$ 10.000,00 do Governo Federal.

No contexto

Programa Mais Médicos prevê mais 20 profissionais para Caruaru

A Secretária de Saúde, Aparecida Souza, explicou que as médicas vão atuar em unidades de saúde básica, entre elas, na Vila Canaã, Cachoeira Seca, bairro João Mota e Centro de Saúde da Boa Vista I. “A princípio a gente vai contemplar unidades de saúde da família que só contam com médicos de ambulatório. Também vamos abrir uma unidade no João Mota com me’dico desse programa”, explicou Aparecida.

Inicialmente, estavam previstos 5 médicos, mas dois dois não tiveram suas inscrições validadas, devido à falta de disponibilidade de carga horária. “Se conseguirem resolver pendência de horário, eles têm até dia 16 para se apresentar. Caso contrário, dependeremos de indicação do Ministério da Saúde”, completou.

Para a médica Vijayalakshimi Srinvasan, indiana, fomada na Bangalore University, mas que mora no Brasil desde 1975, “Faz 8 que estou aposentada, mas ainda estou com saúde e tenho a maior disposição para trabalhar. Trabalhei como ginecologista e médica-geral na Índia durante 5 anos, na década de 1970. Lá a gente atendia muitos pacientes, porque a índia é muito populosa, mas lá havia atendimemntos diretos, naquele tempo também não havia muitos recursos modernos. Agora, os pacientes pedem uma estrutura moderna. Aqui no Brasil, assim como na Índia, há muitos médicos, mas estão concentrados em uma determinada área e não vêm para o interior, por isso considero que cidades grandes estão saturadas de profissionais”, explicou a médica, que também atenderá na área de ginecologia.

Ainda segundo a médica, a maioria dos problemas da população pode ser resolvida com o atendimento básico, por isso a importância de investir no atendimento na Saúde Básica. A outra médica apresentada, Claudia Veloso, atenderá também na área de geriatria, deve atender na unidade do João Mota, que coincidentemente tem uma população idosa significativa.

O programa do governo Federal “Mais Médicos” deverá trazer para Caruaru vinte profissionais que atuarão nas Unidades de Saúde Básica do município. Na lista geral, constam os nomes de médicos formados em instituições de educação superior brasileira, ou com diploma revalidado no Brasil, médicos brasileiros formados em instituições de educação superior estrangeiras e médicos estrangeiros formados em instituições de educação superior estrangeiras.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro