O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta quinta-feira (30 de janeiro), o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL). Além disso, por 5 votos a 2, a Corte também determinou sua inelegibilidade por oito anos, contados a partir das eleições de 2022.
A decisão reconheceu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi movida pela deputada Sâmia Bomfim (Psol), que acusou Zambelli de divulgar informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022.
O julgamento começou em 13 de dezembro, quando o relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, votou pela cassação do mandato. A decisão, no entanto, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a cassação, o PL pode perder uma cadeira na Câmara dos Deputados, dependendo da decisão final do TSE sobre a redistribuição dos votos. A deputada ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
