20 de março de 2013 às 08h55min - Por Mário Flávio

20130320-021621.jpg

Segundo a crença católica, o Dia de São José representa a última esperança do povo sertanejo para a chegada das chuvas e o início de um ano de boa safra. Comemorada nesta terça (19), a data foi lembrada pelo deputado Tony Gel, do Democratas, durante a reunião plenária.

Na tribuna, o parlamentar comentou que a atual seca é a pior dos últimos 30 anos. De acordo com ele, dezenas de famílias do Interior pernambucano estão migrando para as regiões Sul e Sudeste do país em busca de melhores condições de vida. O democrata lembrou poetas e compositores que ressaltaram o sofrimento do sertanejo em verso e prosa, como Zé Dantas e Patativa do Assaré. Este último escreveu a letra da música Triste Partida, gravada por Luiz Gonzaga na década de 60.

O deputado criticou as ações do Governo Federal de combate aos efeitos da estiagem, classificando-as como desastrosas. Em aparte, o deputado Manoel Santos, do PT, comentou que algumas regiões de Pernambuco poderão ficar inabitáveis se não chover até o final desse ano. Já Terezinha Nunes, do PSDB, defendeu que os Governos Federal e Estadual direcionem mais atenção ao problema da seca ao invés de ficar debatendo a campanha eleitoral de 2014.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro