23 de abril de 2014 às 09h54min - Por Mário Flávio

20140423-094834.jpg

O deputado Tony Gel (PMDB) falou da importância dos Poderes Legislativo e Judiciário, nesta terça (22). Ele ressaltou que o trabalho de parlamentares e magistrados é imprescindível para a garantia do bem-estar social. O parlamentar baseou o discurso em datas lembradas no início da semana: a Páscoa e a morte de Tiradentes. Segundo Tony Gel, nos dois casos, as condenações foram injustas, baseadas em processos perversos e na aplicação inadequada das leis.

Ele registrou que, no episódio histórico ligado a José Joaquim da Silva Xavier, acusado de ser um dos líderes da Inconfidência Mineira, o processo não apontou crime. Tony Gel lembrou que havia no Brasil, na época, a cobrança de impostos de um quinto das riquezas. Ao comentar o pronunciamento, Maviael Cavalcanti, do Democratas, destacou que o episódio de Tiradentes deve servir de exemplo, uma vez que, na atualidade, cobra-se muito mais tributos. Tony Gel registrou que a carga tributária atual é praticamente o dobro da que gerou a revolta dos inconfidentes.

Sobre o julgamento e morte de Jesus, celebrados na Semana Santa pelos cristãos, o deputado fez um paralelo com cenas da política contemporânea. Ele citou prisões na Venezuela por julgamento falso, além de detenções arbitrárias em Cuba e na China.

Na opinião de Tony Gel, também existem grandes distorções no Brasil, devido a julgamentos que não retratam a realidade. Para ele, esse contexto só aumenta a responsabilidade das pessoas que atuam nos Parlamentos e no Poder Judiciário.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro