TCU aciona PF para investigar suposto vazamento de informações de concurso

Jorge Brandão - 07.10.2021 às 14:25h

Em 10 de setembro, o Direção Concursos, que oferece cursinhos preparatórios, promoveu uma live nas redes sociais em que falava sobre o projeto básico do próximo concurso para auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa afirmou que tinha com exclusividade informações sobre o certame.

Sabendo dessa live, o TCU investiga o vazamento de informações sobre o concurso, analisando a cópia de um documento exibido na programação ao vivo, e afirma que encontrou “fortes indicações” de que se tratava de documento oficial declarado sigiloso em setembro.

Segundo o TCU, foram identificados o timbre com o símbolo do Tribunal e os nomes de núcleos do órgão que foram responsáveis pela elaboração do documento. Na preparação de um concurso público, o projeto básico é uma etapa anterior à confecção do edital.

O tribunal já tomou providências a respeito do vazamento, considerado grave para a lisura do processo seletivo. O TCU acionou a Polícia Federal para abertura de inquérito, pois há a possibilidade de o vazamento ter ocorrido de fonte externa ao tribunal.

“A Polícia Federal provavelmente ouvirá as quatro empresas que receberam o projeto e, como alguns professores falaram em lives que tiveram acesso ao documento, é provável que a PF os escute também”, afirma o ministro corregedor Bruno Dantas. Com as medidas adotadas, o tribunal pretende reafirmar a seriedade do certame. E que os procedimentos indicam, aos responsáveis, não é possível cometer uma infração desse tipo e não sofrer as consequências.