Sobrevida do DEM pode complicar saída de Tony Gel, Val e Louro do Juá

Mário Flávio - 30.10.2012 às 10:30h

O resultado das eleições mostrou que o DEM segue vivo na política local. O partido, ao contrário do que muitos acreditam, pode não ser extinto. As vitórias em Salvador, com ACM Neto e em Aracaju, com João Alves, mostram que, apesar de tímida, a legenda segue viva na cabeça de eleitores, Brasil afora.

o partido elegeu 278 prefeitos em todo o Brasil e tal situação mantém viva a ideia de alguns dirigentes de não extinguir a sigla. O presidente nacional do partido, Agripino Maia, já disse que o DEM não acaba. Diante de tal situação, fragilizado e com poucos quadros importantes, o DEM pode não querer abrir mão do mandato de Tony Gel, umas últimas lideranças do partido em Pernambuco.

Desde o fim da eleição, que culminou com a derrota de Miriam Lacerda (DEM), Gel já reiterou por várias vezes a intenção de deixar a sigla e o destino seria PMDB ou PSDB. Acompanharam o discurso de Tony os vereadores Val e Louro do Juá, ambos do DEM, que só podem deixar a legenda se forem expulsos, irem para um partido novo ou serem liberados pelo DEM, como aconteceu no caso de Daniel Coelho, que não aceitou a ida do PV para a base de Eduardo Campos e mesmo com mandato, foi liberador pelo partido para se filiar ao PSDB.

Outra saída seria a fusão do DEM com o PMDB ou PSDB. O deputado Augusto Coutinho disse ontem que defende a fusão. A situação do DEM é mesmo complicada, mas o futuro dos filiados em Caruaru, depende muito da conjuntura de 2014, que será definida a partir de janeiro do ano que vem.