30 de setembro de 2013 às 11h59min - Por Mário Flávio

Sistema vai coibir vendas abusivas de vales transportes

Sistema vai coibir vendas abusivas de vales transportes

Está publicado no Diario Oficial do Município um decreto do prefeito Zé Queiroz (PDT) instalando no município o Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SIBE, no Sistema de Transporte Público de Passageiros – STPP. De acordo com o texto publicado, a meta é proporcionar à população, facilidade na utilização do STPP, visando mais agilidade e segurança no pagamento de tarifas, bem como, fornecendo dados que possam melhorar a sua operação.

A bilhetagem eletrônica é uma solicitação antiga dos empresários do transporte coletivo, já que a venda abusiva de vale transporte corre solta no Centro de Caruaru. O cartão funciona de forma parecida com o celular pré-pago. O usuário comum faz uma recarga e vai utilizando os créditos de acordo com a quantidade de vezes que usa o serviço.

Segundo o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Caruaru, Adolfo José, no que diz respeito aos funcionários das empresas, os mesmos terão os vales inseridos nos créditos e não poderá mais ocorrer o repasse para outra pessoa, situação semelhante para os estudantes. Caso o usuário não use os créditos durante o mês, os mesmos irão acumular. O diz que a situação vai ser boa para todos. “Vamos coibir essa prática criminosa da venda de vales e ter um controle maior sobre as pessoas que usam o vale de forma indevida. Vai dar uma condição melhor para as empresas e facilitar a vida do cobrador”, disse. O cartão será pessoal e estudantes, aposentados e funcionários das empresas terão um cartão pessoal, evitando fraudes.

A segurança é outra vantagem desse tipo de cartão, principalmente por conta da redução da quantidade de dinheiro em circulação nos veículos. Mediante furto ou roubo, o usuário poderá recuperar os créditos através do sistema de bloqueio, adquirindo um novo cartão. A recarga poderá ser feita pelo próprio usuário ou pela empresa que está concedendo o benefício.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro