Sessão homenageia ex-professora Jesuína Pereira

Mário Flávio - 06.09.2017 às 09:41h

alberes-lopes-imprensa.jpg

Uma sessão solene nesta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Caruaru, vai homenagear a memória da ex-professora Jesuina Pereira Rego com a entrega da medalha de Honra ao Mérito Professora Sinhazinha, condecoração máxima oferecida pelo legislativo municipal em reconhecimento público pelos relevantes trabalhos prestados na área educacional de Caruaru. A iniciativa é do vereador Alberes Lopes.

Estará representando a ex-professora Jesuina Pereira Rego, que dá nome a uma escola estadual na cidade, a atual gestora da unidade, Maria Fernanda Lopes Cordeiro.

Na mesma solenidade, o vereador Alberes Lopes vai entregar uma placa em comemoração aos 30 anos de atividades da escola, que há três décadas contribui com a formação dos jovens e adultos do município. “Já naquela época, a cidadã Jesuina Pereira Rego, uma professora sonhadora e visionária, doou uma área de 14.740m² de sua fazenda (Várzea do Cedro), para a edificação de uma unidade escolar e assim colaborar com a formação cidadã dos jovens daquela localidade, (Bairro do Salgado), e também assistindo hoje a nova comunidade São João da Escócia, que há três décadas contribui para a formação cidadã de gerações e gerações de caruaruenses”, destaca Alberes.

A solenidade será realizada nesta quarta-feira (6), às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Caruaru, que fica localizada na Rua XV de Novembro, 201, Nossa Senhora das Dores.

BIOGRAFIA – Jesuina Pereira Rego nascida em 12 de maio de 1887, filha de Manoel Pereira da Silva e Petronila Pereira da Silva, brasileira, casada com senhor Manuel Jose do Rego. Mãe de 14 filhos. Que com muito amor, delicadeza e dedicação desenvolveu por anos a sua vocação ao magistério. Professora Jesuina Pereira Rego faleceu no dia 9 de Novembro de 1959.