23 de setembro de 2017 às 10h04min - Por Mário Flávio

Brigada

Cerca de 30 pessoas, envolvendo servidores municipais da Prefeitura de Caruaru, voluntários e representantes da comunidade de Serra dos Cavalos, passaram pelas aulas teóricas e práticas do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

A capacitação foi realizada no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho e teve como foco o de promover a segurança patrimonial do local. Antes dessa formação, o grupo de combate que existia na reserva era formado basicamente por voluntários e organizada pelos membros da Associação Conhecer e Preservar. Após a capacitação é que se possibilizou a criação de uma brigada formal da prefeitura no combate às ocorrências na reserva.

Em fevereiro de 2017, o local registrou focos de incêndio e cinco hectares foram destruídos pelas chamas. Na ocasião, sem uma brigada oficial e treinada, ambiantalistas e voluntários, com ajuda dos bombeiros conseguiram conter o fogo.

A capacitação foi ministrada pelo Ibama, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder) do município organizou a ação. Membros da Associação Conhecer e Preservar também participaram da formação dando apoio à iniciativa.

Dos 30 concluintes do curso, 20 são funcionários públicos e 10, voluntários da brigada da associação. Uma parte desses servidores municipais já trabalham no parque e serão encarregados de fazer o monitoramento das ocorrências e convocações da brigada formal para que se atue de imediato, quando necessário. Estiveram envolvidos servidores da Seurb, Suder, Defesa Civil, Serviços Públicos e representantes da Comunidade Hare Krishna local.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro