Alimentação adequada é direito de todos. Foi com esse propósito que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência das Ações e Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN) reuniu, hoje (18) pela manhã no auditório da secretaria de Planejamento e Gestão, com 13 secretarias estaduais para dar início a elaboração e implantação do Plano e da Política Estadual de Segurança Alimentar. O objetivo do encontro é criar uma política que atenda as diversas secretarias, no que diz respeito a educação alimentar.
Em novembro de 2011, o governador Eduardo Campos assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A partir deste momento o Estado tem como compromisso a implantação da política estadual.
Para Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esse é um momento de grande importância para uma melhor qualidade alimentar. “Todos nós sabemos que a população brasileira não tem uma alimentação adequada. Esse plano e essa política vai nos guiar a uma educação alimentar de boa qualidade a ser aplicada no dia-a-dia de cada um”, destaca.
Para coordenar todo esse trabalho foi criada a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), que tem o papel de acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações, os programas e projetos relacionados ao assunto. Além disso a CAISAN articula com os diversos setores governamentais as estratégias para ampliação das condições de acesso à alimentação adequada.
O lançamento da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado está previsto para outubro e deverá ser apresentado ao governo federal no mês de novembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação