7 de agosto de 2012 às 09h29min - Por Mário Flávio

A Secretaria Especial da Mulher dará início nesta quinta-feira (9), às 19h, no Colégio Municipal Álvaro Lins, o Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas. Em comemoração aos sete anos da Lei Maria da Penha, a secretaria irá percorrer as escolas participantes do concurso de redação, lançado em março deste ano, com a proposta de motivar discussões sobre o tema. Serão realizadas nas unidades de ensino ações de debate sobre a lei, atividades paralelas e complementares, com o intuito de ampliar o conhecimento dos educadores e das alunas/os sobre a política de enfrentamento a violência e a Lei Maria da Penha.

Uma vez por semana, uma escola municipal sediará uma oficina, palestra ou debate sobre a Lei Maria da Penha. A iniciativa é mais uma etapa do já instituído Projeto “Lei Maria da Penha: Uma Conquista das Mulheres”, lançado em 2009. Em três anos de existência já foram realizados dois concursos de redação, apresentações artísticas de mamulengos e peças teatrais abordando a temática. Estudantes do 8º e 9º ano estão entre as prioridades dessa ação preventiva a violência contra a mulher também na educação escolar.

O debate sobre a violência doméstica e familiar nas escolas da rede municipal de ensino objetiva divulgar os mecanismos da Lei Maria da Penha, desconstruir as raízes da cultura machista geradoras da violência contra a mulher, além de auxiliar na discussão do tema e produção de conhecimento para a participação no Concurso Municipal de Redação “Lei Maria da Penha: Uma Conquista de Todas as Mulheres”. Mediante a solicitação e compatibilidade com a agenda da equipe, as escolas que não participaram do concurso também poderão ser atendidas. O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita atende pelos números: 3701-1055 e 8639-1375.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro