24 de maio de 2012 às 07h30min - Por Mário Flávio

A secretaria de Saúde em Caruaru lançou recentemente o programa “Escuta Qualificada”, que tem como principal intuito, estreitar a relação entre pacientes e profissionais da saúde, como destaca a Diretora de Atenção Básica, Edilene Chaves. “Queremos ouvir quais os problemas da população. Nossa ideia é fazer com que o muro que existia entre paciente e médico acabe, e estamos conseguindo”,afirma.

Chaves cita algumas das atuações do “Escuta Qualificada”. Ajudamos na marcação de consulta, encaminhamos os pacientes a algum médico, caso necessário, tentamos facilitar a entrega de remédio, orientamos sobre problemas familiares, de ordem profissional, escolar entre outras prestações de serviço. Queremos ser parceiros da população”, completa.

Funciona da seguinte forma: todos os dias, o PSF disponibiliza um horário para os profissionais (técnicos em enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, agentes de saúde e médicos) ouvirem os pacientes. É uma conversa informal sobre os mais variados assuntos, que não só, problemas de saúde. A partir daí esses profissionais conversam entre si, para tentar achar uma solução rápida e eficiente.

Os PSF”s Vila Kennedy I e II, Cajá, Morro Centenário, Morro São Francisco, Itaúna, Terra Vermelha, Jardim Panorama I e Salgado I foram os primeiros contemplados. A expectativa é que todos os postos passem a oferecer o serviço.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro