6 de março de 2017 às 10h16min - Por Mário Flávio

Ana Maria de Barros

No último dia 24, o Brasil comemorou os 85 anos da conquista do voto feminino. Em virtude das festividades carnavalescas, a Secretaria de Políticas para Mulheres celebrará a data, nesta segunda-feira (06), no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Caruaru. A Importância da Participação da Mulher na Política será o tema do encontro que tem como objetivo discutir a ascensão da mulher na sociedade e sua participação na política, onde ainda existe um déficit de representatividade nos poderes legislativo e executivo do país.

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2016, foram eleitas 641 mulheres para o cargo de prefeita, o que representa 11,57% do total. O número apresentou queda em relação ao pleito de 2012, quando elas somavam 659 prefeitas eleitas, o que correspondeu a 11,84% do total. Apesar de a legislação impor cota de gênero, a participação feminina na política ainda é pequena se comparad a aos homens, que só nessas eleições nomearam 4.898 prefeitos, total de 88,43%.

A programação terá início às 19h30 e contará com apresentação cultural e palestra da professora universitária, primeira cientista política de Caruaru e do estado de Pernambuco, Ana Maria Barros. Participarão do encontro a classe estudantil, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro