7 de maio de 2012 às 09h30min - Por Mário Flávio

Uma iniciativa social pela saúde vai movimentar a Capital do Agreste neste mês. É a primeira grande campanha do Rotaract Club Caruaru em prol da comunidade local, desde sua reativação, que visa divulgar o Dia Internacional da Cruz Vermelha (celebrado em 08 de Maio). Para tanto, a representatividade jovem, ligada ao Rotary Club, fará um evento, no Marco Zero, onde serão oferecidos serviços básicos de saúde como atendimento médico e procedimentos como cálculo de Índice de Massa Corpórea (I.M.C), aferição de pressão arterial, orientação sobre cuidados com a saúde bucal, fonoaudiologia, fisioterapia, taxa de glicemia, entre outras. A ação ocorrerá no dia 12 de Maio e pretende atender a população da cidade e também da região.

Criada em 1863, com a nomeclatura Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos, a Cruz Vermelha é uma organização humanitária, independente que atua promovendo proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência. A sede oficial é em Genebra, na Suíça, mas o órgão atua em centenas de países, como o Brasil, onde está instalada desde 1907. Nesses 105 anos de atuação, a Cruz Vermelha Brasileira já levou ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais, como secas, enchentes e terremotos, além de difundir os princípios fundamentais da organização, que incluem  humanidade, voluntariado, universalidade, entre outros.

Destacando esse último conceito, Caruaru é referência quando o assunto é o Intercâmbio de Jovens do Rotary.

Atualmente, a cidade recebe sete representantes, da Áustria, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França, México e Suíça. Eles também atuarão nessas atividades sociais, disseminando a internacionalidade da Cruz Vermelha. “O nosso objetivo é promover os benefícios que essa organização mundial traz a população dos cinco continentes. O Rotary também é uma entidade internacional e o Rotaract oferece suas forças para ajudar a população local, com essas orientações e serviços pró-saúde. Aliás, o Rotary está atento a essas questões e é uma das entidades responsáveis pelo combate e erradicação da Pólio no mundo, por exemplo”, destaca Daniel Mariano, presidente do Rotaract Caruaru.

Vale lembrar que todos os serviços serão oferecidos gratuitamente. Basta se dirigir ao Marco Zero da cidade, das 08h às 14h, preencher uma breve ficha cadastral e aguardar o atendimento. A ação Rotaract e a Cruz Vermelha tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Sest/Senat e entidades privadas.



Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro