O deputado Rodrigo Novaes (PSB) ocupou a tribuna da Alepe para pedir que a água da Transposição do Rio São Francisco chegue aos municípios do Sertão. “O povo clama por esse recurso, não só para subsistência, mas também para irrigar a lavoura”, afirmou o parlamentar. De acordo com ele, a obra trouxe grandes expectativas para os produtores rurais da região, mas “muito pouco foi feito até agora”.
“O Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte já recebem a água do Velho Chico, mas o sertanejo pernambucano só vê o líquido evaporar, sem poder fazer uso dele”, reclamou.
O parlamentar acredita que falta sensibilidade do governo Federal para resolver a questão. Ele informou que a Barragem do Muquém, em Floresta (Sertão de Itaparica), sangra água do São Francisco e a leva até o reservatório Barra do Juá, no mesmo município. “Contudo, em Ibimirim (Sertão do Moxotó), a Barragem de Poço da Cruz, maior açude público do Estado, não foi perenizada”, pontuou.
Novaes também criticou o que considera “incapacidade” de liberar a água da transposição para perenizar a Barragem de Poço da Cruz e revitalizar o perímetro irrigado no entorno. “Precisamos de um calendário de abertura dessas águas para que o produtor rural tenha segurança. É o que milhares de famílias esperam para poder produzir”, completou.