17 de fevereiro de 2016 às 07h10min - Por Mário Flávio

Júlio Lóssio

Assessor do prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, Ricardo Rocha (que não é o craque da seleção de 2002) divulgou extensa nota nesta terça-feira (15) dando a entender que poderá ser o candidato da situação ao governo municipal.

Até agora, o prefeito Júlio Lossio (PMDB) não deu qualquer pista sobre o candidato que pretende apoiar. Mas vejam o que diz Ricardo Rocha na nota divulgada hoje:

I- O prefeito me convocou, digo convocação porque sou soldado. Ele chamou para ajudar na condução da estratégia política, afirmando ser importante lembrar que, no início eu o ajudei, como médico, a organizar as primeiras filiações do PMDB, estruturando ações como a Estação Saúde que fazíamos nos bairros, levando o primeiro carro de som, enfim, atividades de cunho político.

II- Muito preocupado com a questão da limpeza, o prefeito me pediu para assumir o programa Tudo Limpo. Através do programa, conseguimos dar mais atenção a cidade como um todo, elaborando um programa sistemático e adequado à realidade das comunidades. Isso significa que conseguimos ampliar o atendimento levando o serviço, sobretudo para a periferia e interior, também com a limpeza dos canais feita pelo menos duas vezes por ano, reduzindo a proliferação de mosquitos. Cerca de 20 km de canais que há anos não recebia de modo regular o trabalho passaram a ganhar atenção.

III- Com o programa “Terça-feira Verde”, começamos a atender às áreas irrigadas de modo regular, com cronograma estabelecido e, com a ação “Quarta nos Bairros”, cada bairro passou a receber também o mutirão de limpeza semanal.

IV- Ampliamos o programa de ressocialização que contava com apenas 10 homens e foi elevado para mais de 200 pessoas, trabalhando nas ruas da cidade, reforçando a limpeza, ao mesmo tempo em que também os reintegra à sociedade com prestação de serviço e requalificação profissional. Deste, ampliamos a linha de ação, firmando convênio para contratação de pedreiros e ajudantes, o que nos tornou um dos municípios com maior programa de Pernambuco através do Patronato, atendendo pessoas em regime aberto do sistema prisional.

IV- Por este trabalho, fomos homenageados pela atuação e atendimento dentro do programa de ressocialização.

V- Com isso, penso que mudamos, com muito trabalho, as questões da limpeza, implantamos e estruturamos o programa de Coleta Seletiva que veio para começar a mudar a relação das pessoas com o descarte do lixo. Foram implantados os ECOPONTOS, através da parceria com a ECOVALE, e iremos logo lançar um programa, já aprovado na Câmara, em relação aos ECOPONTOS; ações estas que vejo como iniciativa inédita no país sobre as quais o prefeito falará em momento oportuno com mais detalhes.

VI -Para ampliar e levar todos a consciência da necessidade da manutenção da limpeza, trouxemos à cidade o programa “Carroceiro Cidadão” que visava criar uma rede de contribuição com os serviços públicos. Foram emplacadas 400 carroças e criados pontos de descarte de restos de construção e poda para recolhimento por parte da prefeitura. Deste modo, buscamos a contribuição mútua em prol do bem comum, dividindo responsabilidades.
VI- Depois, o prefeito me pediu para ajudar na questão da infraestrutura e cuidado com vias públicas. Implementamos um grande programa de tapa buracos e recuperação de vias, bem como, utilizando asfalto feito pelo próprio município, reduzindo custos, já que a operação tornou-se própria. Além das praças e espaços públicos recuperados e construídos – a exemplo de bairros como Maria Auxiliadora, que recebeu uma das maiores praças na Avenida André Vital de Negreiros, além dos bairros Jardim Maravilha, São Joaquim e IPSEP, entre outros.

VII- Também compreendemos a necessidade e urgência de atender com reforma as ciclovias através de recuperação de pavimento, pintura, sinalização e instalação de bicicletário, melhorando a estrutura das principais vias como a Monsenhor Ângelo Sampaio e Integração, por exemplo. Desta ação, veio a surgir o projeto “Clube do Bairro” que vem em franca expansão, atendendo diversas localidades na sede, interior e áreas irrigadas, garantindo lazer e atividades físicas para crianças, jovens e idosos.

VIII- Depois, o prefeito me disse que era hora de criarmos um grande programa de pavimentação, o “Pavimenta Petrolina”. Foram realizadas uma série de intervenções na cidade, com recursos próprios e proveniente dos leilões, além de recursos estaduais e federais onde já iniciaram obras, sendo marcante, pois além da via pública contemplará também as calçadas. Estamos ainda aguardando liberação ambiental e adequações técnicas para obras da Avenida Cardoso de Sá e Orla 3 que, acredito, logo deverão ser retomadas.

IX- Agora, o prefeito me chamou à missão de conduzir o processo da sucessão (municipal) como Assessor de Coordenação Política e me pediu para ajudar na reestruturação do partido e dos aliados para que possamos chegar fortes na eleição. Acredito muito que o prefeito, por tudo que fez e faz, tem plena confiança na população para eleger o seu sucessor.

X- Concluo lembrando que, estarei sempre em contato e ainda mais com a comunidade, mantendo os mesmos números de telefone, sempre à disposição para estreitarmos os laços que faço questão de continuar.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro