Reprovação do governo Lula supera aprovação em Pernambuco e Bahia pela primeira vez

Mário Flávio - 26.02.2025 às 08:20h

O presidente Lula (PT) enfrenta um cenário inédito em dois estados que foram fundamentais para sua eleição em 2022. Pela primeira vez, a desaprovação ao governo federal supera a aprovação em Pernambuco e na Bahia, segundo levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (26).

Em Pernambuco, 50% dos entrevistados afirmam desaprovar a gestão de Lula, enquanto 49% aprovam. O cenário marca uma virada significativa, já que, em dezembro de 2024, a aprovação do petista no estado era de 66%, e a reprovação, de apenas 33%. O aumento de 17 pontos percentuais na desaprovação e a queda de 16 pontos na aprovação refletem a insatisfação crescente entre os pernambucanos.

Na Bahia, o movimento é semelhante. A desaprovação ao governo Lula chega a 51%, enquanto a aprovação recuou para 47%. Em dezembro do ano passado, os números eram bem diferentes: 66% aprovavam o governo federal, enquanto 33% reprovavam. Assim como em Pernambuco, a queda no apoio ao presidente é expressiva.

A pesquisa Quaest mostra que Lula enfrenta dificuldades não apenas no Nordeste, mas também em outros estados. A desaprovação ao governo federal já ultrapassa os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, indicando um cenário desafiador para o petista em seu terceiro mandato.