Renda média do brasileiro registra menor nível em quase 10 anos nas metrópoles do país

Jorge Brandão - 07.10.2021 às 14:30h

De acordo com a quinta edição do boletim Desigualdade nas Metrópoles divulgada nesta quinta-feira (7) por causa da fragilidade no mercado de trabalho, a renda média nas regiões metropolitanas do Brasil voltou a registrar queda e atingiu o menor nível desde o começo de 2012.

Segundo o levantamento, no segundo trimestre de 2021, a renda domiciliar per capita do trabalho foi estimada em R$ 1.326 nas regiões metropolitanas, uma baixa de 0,1% em relação aos três meses anteriores. Um valor inferior a esse só foi verificado no começo da série histórica do estudo, no primeiro trimestre de 2012: R$ 1.323.

O estudo usa como base para análise os dados colhidos pela pesquisa Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento utiliza a renda domiciliar per capita corresponde ao rendimento total do trabalho dividido pela quantidade de pessoas em cada residência.

Os pesquisadores acreditam que os dados mostram que a atividade econômica e o mercado de trabalho ainda não ganharam a força esperada nas regiões metropolitanas. O segundo trimestre de 2021 foi o sexto consecutivo de queda na média de rendimentos