15 de maio de 2015 às 19h02min - Por Mário Flávio

  

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) fará, neste sábado e domingo, uma visita ao Agreste Meridional. Ele estará em Garanhuns, para participar de reuniões com aliados do PSB no município e também com lideranças de cidades vizinhas, como Brejão, Palmeirina e Bom Conselho. Esta semana, o parlamentar se dedicou, em Brasília, à apreciação do relatório apresentado pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) à Comissão Especial, que propôs avanços nas mudanças dos sistemas eleitoral e partidário – como o fim da reeleição, a unificação do calendário eleitoral, a cláusula de barreira e outros pontos – mas também incluiu questões que precisam ser reavaliadas, como o mandato de dez anos para senador, quando a maioria da comissão defendia a redução para cinco anos, e a implantação do Distritão como sistema eleitoral no País.

 

Entre os destaques a serem apresentados pelo PSB, um deles pretende assegurar a supressão do Distritão e a manutenção do atual sistema proporcional, aliado a aperfeiçoamentos como o fim das coligações proporcionais e uma cláusula de desempenho individual, impedindo que candidatos “nanicos” – aqueles que obtenham menos de 15% do quociente eleitoral – sejam beneficiados pelas sobras dos votos dos cabeças das suas chapas, os chamados  puxadores de votos.

 

Tudo isso será discutido na próxima terça-feira, em Brasília, quando o relatório final da reforma política será colocado em votação na Comissão Especial. Uma vez ajustado e aprovado, o documento seguirá para o voto no plenário da Câmara. “Queremos fazer uma reforma política afinada com os anseios da população, que foi às ruas pedir mudanças. É para isso que estamos lutando”, afirmou Tadeu Alencar.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro