15 de maio de 2015 às 18h59min - Por Mário Flávio

  

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) solicitou informações ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre o programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O programa tem sido alvo de reclamações e ações judiciais por causa da burocracia para liberação de benefícios, repassados pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde.
No documento enviado ao ministro, Maniçoba ressalta a importância do programa, como opção para acabar com a grande desigualdade de oferta de serviços de saúde no Brasil. “Nem sempre o suporte financeiro oferecido aos paciente é suficiente para sua subsistência e a de sua família. Por vezes, o tratamento necessário pode se prolongar por anos, deixando famílias em situação de grande carência”, argumentou Kaio. 

Entre os questionamentos, destacam-se o valor do montante investido no TFD nos últimos 10 anos; a avaliação do Ministério da Saúde quanto à efetividade das ações desenvolvidas nesse período e, também, as perspectivas de alterações ou melhorias previstas para o programa no futuro.

O Tratamento Fora do Domicílio, assegura, pelo SUS, transferência de pacientes para assistência de saúde em municípios distintos daquele de sua residência, quando necessário. 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro