18 de março de 2016 às 07h19min - Por Mário Flávio

Antonio Calloni e Igor Rickli (Foto Bernard Matussière)

Às vésperas de completar meio século de apresentações, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, um dos maiores eventos da Semana Santa de Pernambuco, registra, sozinha, um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de expectadores. Este ano, o público do espetáculo e todos os visitantes que chegarem a Pernambuco durante a Semana Santa ganharão uma recepção diferenciada, desde a chegada ao Estado até os portões de entrada do teatro. A recepção começará no Aeroporto do Recife, onde os turistas encontrarão painéis fotográficos dos pontos turísticos pernambucanos e da apresentação teatral. Na entrada do teatro, a novidade será um painel turístico gigante de quatro metros de altura com a marca da Paixão de Cristo em três dimensões. Ao longo do percurso, do Recife ao Agreste, os visitantes contarão também com os centros de Atendimento ao Turista para informações.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco instalará na área de convivência do Aeroporto do Recife, três painéis fotográficos com os temas Turismo Rural, Circuito Sacro Recife – Olinda e Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A decoração será inaugurada na sexta-feira (18) e ficará exposta até 30 de março. Os turistas poderão tirar fotos nos painéis e postar nas redes sociais com as hashtags #semanasantaempernmbuco e #descubrapernmabuco.

Para manter o turista bem informado, serão distribuídos 10.000 folders “Semana Santa em Pernambuco”. O material trará informações sobre o espetáculo, circuito sacro Recife-Olinda, Turismo Rural, Destino Rota 232 – Caminhos da Paixão, Recife, Olinda e Litoral Norte, Arquipélago Fernando de Noronha, Litoral Sul, jogo Brasil x Uruguai, próximos eventos e Telefone Uteis. Os folders serão distribuídos nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s), nos cenários do Aeroporto do Recife e nos hotéis.

Além dos pontos de informação fixos já em funcionamento no Agreste, serão instalados dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs) móveis nas cidades de Gravatá e Brejo da Madre de Deus. Os espaços contarão com atendentes bilíngues, para informações em português, inglês e espanhol, e folheteria (guias e mapas), também nas três línguas. Em Gravatá, a unidade móvel será o Triciclo do Turismo e ficará localizado no Rei das Coxinhas, na BR 232, e funcionará entre os dias 24 e 26 de março, das 10h às 17h. Já a unidade móvel do Ônibus do Turismo ficará na lateral da entrada do teatro de Nova Jerusalém. O funcionamento será a partir da sexta-feira (18), das 14h às 23h. Entre os dias 19 e 26 de março o horário de funcionamento será das 13h às 20h.

Em frente ao teatro, foi montado um letreiro turístico gigante com a marca da Paixão de Cristo. A estrutura foi construída em granito, madeira e fibra de vidro, e fica próxima a Porta dos Leões, entrada principal do público, em frente à cidade-teatro. A área é o antigo espaço onde funcionava a praça de alimentação e a feira de artesanato, que foram transferidas para outro local. “Com a desocupação, o turista ganhou uma visão panorâmica privilegiada do painel e das monumentais muralhas de granito​, que possuem quase três quilômetros de extensão, três metros de altura e 70 torres de sete metros”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Além do letreiro, nos dias de espetáculo, 30 centuriões romanos estarão perfilados ao longo dos 600 metros da muralha frontal, que receberá uma iluminação especial, gerando forte impacto visual.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro