12 de setembro de 2013 às 11h42min - Por Mário Flávio

20130912-114244.jpg

A deputada estadual Raquel Lyra (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (11), uma comissão de dirigentes da Universidade de Pernambuco (UPE), para discutir a redução do número de vagas nos dois cursos oferecidos pela instituição em Caruaru: Administração com ênfase em marketing de moda e Sistemas de informação. Raquel ouviu a explicação da pró-reitora de graduação, Izabel Avelar, de que ambos os cursos vem sofrendo com baixos índices de integralização – nem todos os alunos que iniciam conseguem concluí-lo – além de enfrentar problemas com evasão e retenção.

Esses índices, segundo a dirigente, podem comprometer futuramente a manutenção dos cursos, fiscalizados pelo Conselho Estadual de Educação. A deputada questionou se os problemas não poderiam ser resolvidos com ajustes no corpo docente e melhorias na infraestrutura da própria UPE/Caruaru – cujo projeto de ampliação, embora já com terreno alocado, ainda não foi iniciado, problema que também tem sido alvo de preocupação por parte de Raquel Lyra.

Também participaram da reunião o vice-reitor Rivaldo Albuquerque e o pró-reitor administrativo Pedro Falcão. Ao final, a deputada se colocou à disposição do grupo para colaborar da melhor forma possível com eventuais medidas que sejam enviadas à Assembleia Legislativa, no sentido de reduzir os problemas e garantir a continuidade dos cursos em Caruaru. “É preciso avançar no programa de interiorização da educação, e não recuar. A ideia é ampliar os cursos e oferecer mais oportunidades aos jovens do interior do Estado para que possam estudar numa universidade sem ter que se deslocar até a capital”, concluiu Raquel.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro