8 de maio de 2015 às 20h36min - Por Mário Flávio

raquel

Pelópidas Silveira, famoso por ter dedicado seus mandatos a obras de urbanização, foi reverenciado no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta (07). Por solicitação da deputada Raquel Lyra (PSB), a homenagem póstuma ocorreu, no Grande Expediente Especial, em celebração ao centenário de nascimento do ex-prefeito do Recife, falecido em 2008.

O ex-governador João Lyra Neto também prestou homenagem. “Pelópidas Silveira foi um dos maiores representantes da política inovadora e da política popular. Um homem que tinha uma visão de beneficiar os mais pobres e mais necessitados. Antes de se falar em orçamento participativo, ele utilizava o Teatro Santa Isabel para fazer reuniões com os mais pobres”, lembrou.

Um dos três herdeiros do homenageado, Thales Silveira contou que Pelópidas sempre foi um pai presente e uma referência intelectual. “Às vezes brinco dizendo que era como se ele fosse um Google, mas com coração e emoção”, acentuou.

Nascido no Recife, em 15 de abril de 1915, Pelópidas foi prefeito da cidade em três ocasiões: nomeado por interventor em 1946 e eleito diretamente em 1955 e 1963. Entre suas obras de destaque, a abertura da Avenida Dantas Barreto e o alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e criou a Companhia de Transportes Urbanos. Também foi vice-governador durante o Governo de Cid Sampaio (1959-1962) e secretário estadual de Viação, durante o primeiro Governo de Miguel Arraes.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro