Raquel foi primeira a conseguir eleger sucessor em Caruaru

Mário Flávio - 08.10.2024 às 14:45h

Raquel Lyra entrou para a história política de Caruaru ao se tornar a primeira ex-prefeita a eleger um sucessor. Com a reeleição de Rodrigo Pinheiro neste domingo, Raquel consolidou sua força política ao conseguir algo que outros importantes nomes da política local não alcançaram.

Em 2008, Tony Gel, então prefeito, tentou emplacar sua sucessora, Ivania Porto, mas ela acabou ficando em segundo lugar, derrotada por Zé Queiroz. O mesmo cenário se repetiu em 2016, quando Queiroz, então prefeito, indicou seu vice, Jorge Gomes, para sucedê-lo. No entanto, Jorge ficou apenas na quarta posição e nem para o segundo turno foi, em uma eleição vencida por Raquel Lyra.

Agora, com a vitória de Rodrigo Pinheiro, que assumiu a prefeitura após Raquel se eleger governadora de Pernambuco, a ex-prefeita marca uma nova fase no cenário político de Caruaru. Sua capacidade de articulação e o legado deixado à frente da gestão municipal foram determinantes para a continuidade do seu grupo político, algo inédito até então.