Pela primeira vez em 137 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) promoveu uma mulher ao posto de tenente-coronel. Rafaela Reny de Araújo Veiga conquistou a nova patente por merecimento, tornando-se um exemplo para outras mulheres que desejam seguir carreira na operativa da Secretaria de Defesa Social (SDS). A promoção foi publicada na última quinta-feira (6), em edição extra do Diario Oficial do Estado, coincidindo com a celebração da Data Magna de Pernambuco.
A trajetória da tenente-coronel Rafaela é marcada por mais de duas décadas de dedicação à sociedade pernambucana, período em que consolidou sua atuação no CBMPE. Assim como ela, mais de 200 oficiais da Corporação e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foram promovidos no mesmo ato, assinado pela governadora Raquel Lyra.
Para a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira, a ascensão de Rafaela reflete a política de engajamento e modernização das forças de segurança promovida pelo governo estadual.
“A primeira mulher a alçar a posição de tenente-coronel do Quadro de Oficiais Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco reflete a política de engajamento e modernização das operativas promovidas pelas governadoras Raquel Lyra e Priscila Krause, que compreenderam a importância da maior participação feminina na gestão da Segurança Pública do Estado. No mandato delas, somos cada vez mais representantes femininas, trazendo nossa experiência, determinação, força e resiliência para a função a nós confiada”, afirmou Dominique.
Com sua promoção, a tenente-coronel Rafaela Reny de Araújo Veiga segue honrando o lema do CBMPE – “Vidas alheias e riquezas salvar” – e inspirando futuras gerações de mulheres a ingressarem na corporação.
