27 de outubro de 2015 às 06h13min - Por Mário Flávio

  
Com um discurso enfático, durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Salgado I e II, que ocorreu nesta última segunda-feira (26), o prefeito José Queiroz fez uma retrospectiva da saúde em Caruaru e lembrou que todas as melhorias sentidas pela população, atualmente, foram decorrentes do Pacto pela Saúde. “Eu e Jorge Gomes fizemos o Pacto, em 2011, com o saudoso Eduardo Campos e o setor avançou e se modernizou. Passamos a experimentar mudanças profundas com a vinda da UPA 24, UPAE, Hospital Mestre Vitalino, as melhorias estruturais na FUSAN e HRA, além da construção do Hospital da Mulher e finalização do São Sebastião.”, destacou Queiroz.

Ele também ressaltou que a Prefeitura investiu pesado na área e ampliou o número de unidades básicas de 22 para 63 equipes de Saúde da Família. “Antes a saúde era vendida como muito especial, mas na verdade não funcionava, faltavam médicos e estrutura humanizada. Ampliamos a Atenção Básica, implantamos a UPA do Vassoural que é referência em atendimento eficaz, construímos a Clínica da Mulher e o Centro de Saúde da Boa Vista, e ainda, entregaremos, em breve, mais duas UPAs nas Rendeiras e Boa Vista.”

A nova unidade do Salgado inaugurada oficialmente já atende, desde agosto, a 13 mil pessoas e foi construída numa área de 560 metros quadrados e orçada em 400 mil reais. Ela comport duas Equipes de Saúde da Família completas, formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e recepcionistas. Ao todo são 35 profissionais envolvidos, além do suporte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que é composto por psicólogo, nutricionista, assistente social, educador físico e fisioterapeutas.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro