A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude terminou no início da tarde dessa segunda-feira (12). As Casas das Juventudes, desenvolvidas em Pernambuco, entraram no relatório final da conferência como modelo que poderá ser copiado para todo o Brasil. Segundo a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, essa implementação é uma vitória para o trabalho desenvolvido pelo departamento no estado.
“É com grande alegria que recebemos essa notícia. A ideia das Casas surgiu da própria juventude, na região da Zona da Mata, e temos tido experiências bastante positivas desses espaços pensados e usados pelos jovens. Já temos 51 unidades funcionando e mais 30 convênios com municípios. Saber que esse modelo poderá ser adotado em todo o país nos deixa muito orgulhosos”, comemorou a secretária.
As propostas discutidas serão encaminhadas para os ministérios federais e para o Plano Nacional de Juventude. Os estados foram divididos em 21 grupos temáticos que trabalharam os 5 eixos: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e à vida segura e direito à participação e fortalecimento institucional. O encontro, que foi realizado pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, foi realizado após um amplo debate em etapas preparatórias, com o envolvimento dos 27 estados e mais de mil municípios, numa parceria direta entre governos e sociedade civil.
Ao todo, a conferência contou com a presença de aproximadamente três mil jovens. Pernambuco levou uma comitiva de 91 delegados representantes de mais de 12 mil jovens pernambucanos que participaram das etapas municipais. Segundo o secretário-executivo de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), Joelson Rodrigues, a participação de Pernambuco na Conferência Nacional de Juventude foi bastante positiva. “Vimos aqui uma integração grande dos delegados pernambucanos nos grupos de discussões que definem as propostas para juventude”, analisou.