
Na madrugada desta sexta-feira (21), a governadora em exercício Priscila Krause esteve no Aeroporto Internacional do Recife para acompanhar de perto o embarque para o Chile do segundo grupo de 98 estudantes da Rede Estadual de Ensino que participam do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Na última quarta-feira, houve o embarque para o país do primeiro grupo, com 94 estudantes, somando 192 intercambistas. A gestora conversou com os jovens e suas famílias, e destacou a importância da retomada do programa.
O grupo, composto por 98 estudantes, seguiu viagem rumo ao Chile em três voos programados ao longo da madrugada desta sexta-feira (21). O primeiro voo, com decolagem prevista para às 2h50, levou 47 estudantes, seguido pelo segundo às 5h, com 30 intercambistas, e o último às 5h15, transportando os 21 jovens restantes.
A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lucia Barbosa, explicou que, durante todo o processo, os jovens são acompanhados por representantes da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) e da empresa responsável pelo intercâmbio para que possam fazer uma jornada de 18 semanas de aprendizado e imersão cultural.
Os estudantes foram surpreendidos durante o embarque com uma chamada de vídeo da governadora Raquel Lyra, que os parabenizou pela conquista. A despedida também foi marcada pela emoção para os pais. Entre eles, estava Rosangela Lima, mãe de Caio, que tem 17 anos e estuda na Escola Técnica Estadual João Bezerra, em Brasília Teimosa, no Recife. Ela destacou a importância do apoio da família para o jovem que, pela primeira vez, vai viajar para fora do país.
Ao chegarem em solo chileno, os intercambistas receberão orientações sobre normas do programa, adaptação e a rotina acadêmica que irão vivenciar. Em seguida, serão conduzidos às casas das famílias anfitriãs, que os acolherão durante a estadia. Aqueles que permanecerão na capital Santiago serão recebidos diretamente no aeroporto, enquanto os demais seguirão para suas respectivas cidades de destino no país.
Durante o intercâmbio, os estudantes participarão de atividades acadêmicas e culturais, frequentarão escolas locais e aperfeiçoarão o idioma espanhol. O início das aulas nas instituições chilenas está previsto para segunda-feira (24), marcando o início de uma vivência enriquecedora para os jovens pernambucanos.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom