13 de agosto de 2013 às 10h25min - Por Mário Flávio

Das prioridades para projetos de infraestrutura Urbana com recursos próprios e de convênios, as metas do projeto de LDO para 2014 na área de Urbanismo em Caruaru destacam a ampliação, Recuperação e Melhoramentos do Sistema Viário do Município, incluindo construção de pontes, viadutos e monumentos. Isso aliado à atualização do Plano Diretor Municipal, incluindo atualização cartográfica. As metas também apontam a necessidade de melhorar o Sistema de Iluminação Pública da Cidade e dos Distritos.

Revitalizar o Monte Bom Jesus com melhoria dos acessos, assim como a revitalização do Alto do Moura também são apontados como prioridades no documento. Inclusive, essas bandeiras de revitalização foram propostas de campanha e, atualmente, a oposição cobra principalmente a reestruturação no Alto do Moura, que em julho realizou Festival de Inverno na localidade. O documento ainda prevê como prioridade o programa de revitalização de praças, parques e jardins na Cidade e nos Distritos; e continuar com ações vinculadas às políticas públicas de urbanização e preservação ambiental.

Ampliar o programa de Sinalização, orientação turística e despoluição visual da Cidade. Atuar na estruturação do programa de implantação do Polo de Desenvolvimento do Agreste. Consolidar ações vinculadas às recomendações da Agenda 21 e demais políticas ambientais no Município de Caruaru.

HABITAÇÃO

Já nessa área, planeja-se executar projetos habitacionais, incluindo construção, reforma e melhoria de moradias para a população de baixa renda. Nesse ponto, incluem-se programas como o Minha Casa, Minha Vida. Outra meta é ampliar ações do programa de distribuição de material de construção para a população carente e construções de interesse social. Vale ressaltar, contudo, que há áreas de loteamentos, como o Juiz Demóstenes Veras já entregue, com recursos do Minha Casa, Minha Vida, que ainda sofrem com esgoto à céu aberto, falta de calçamento e dificuldade de conseguir pegar ônibus.

SANEAMENTO

Essas duas infraestruturas anteriores estão diretamente ligadas a ações de execução de obras de saneamento, apontadas como prioridades na LDO, ligadas a tratamento de esgotos e de resíduos sólidos, com preservação ambiental e aproveitamento energético. Ampliar a área de cobertura da rede de saneamento

Outro ponto de destaque é o planejamento de um programa de melhoria do abastecimento de água tratada, urbana e rural, inclusive por meio de parcerias com outros níveis de Governo. Além disso, também se projeta recuperar e manter novas unidades do sistema de dessalinização de água subterrânea, de acordo com a concepção e metodologia do Programa Água Doce (MMA), para ampliar a oferta de água potável para comunidades difusas da zona rural.

No contexto

Controladoria Geral da União apontou mau gerenciamento de recursos federais pela prefeitura de Caruaru

Saiba quais as prioridades da gestão Zé Queiroz para 2014, segundo a LDO, em Cultura, Saúde e Segurança

Nos Transportes, metas incluem ampliação de terminais rodoviários e no efetivo de agentes de trânsito em Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro