12 de março de 2014 às 08h25min - Por Mário Flávio

A Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos promove, nesta quarta-feira (12), a primeira reunião do Comitê Intersetorial da Mulher. Na ocasião, serão lançados dois projetos: “Mulheres Construindo Autonomia Econômica”, em parceria com o Governo Federal, e a “Escola Itinerante Gênero, Feminismo e Autonomia no Mundo do Trabalho”. A reunião que acontece na Sala de Monitoramento, do Centro Administrativo da Prefeitura de Caruaru, às 10h, é aberta ao público.

O Comitê Intersetorial da Mulher reúne integrantes de diversas secretarias, a exemplo das de Saúde e Educação, com o objetivo de articular ações específicas para as mulheres que possibilitem o aprimoramento da gestão na perspectiva feminista. O comitê também tem como atribuição, representar as demandas da coletividade identificadas nos setores da administração pública.

Através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria de Políticas pra as Mulheres (Presidência da República), o projeto “Mulheres Construindo Autonomia Econômica” chega ao município para capacitar mulheres profissionalmente, promovendo a cidadania participativa e a igualdade no mundo do trabalho. Compõem o público alvo dessas formações: trabalhadoras rurais e domésticas, artesãs e mulheres em situação de prisão e mulheres em geral. Elas serão habilitadas nos segmentos da construção civil e da área têxtil.

A Escola Itinerante Gênero, Feminismo e Autonomia no Mundo do Trabalho levará aos cursos de qualificação profissional, já desenvolvidos pela Prefeitura de Caruaru, discussões sobre temas relevantes ao empoderamento da mulher e a garantia de seus direitos. O objetivo é formar agentes da política pública municipal, capazes de lutar por seus direitos e denunciar as injustiças sociais sofridas pelas mulheres no mundo do trabalho.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro