18 de fevereiro de 2020 às 13h49min - Por Mário Flávio

Cerca de 130 prefeitos e secretários municipais pernambucanos participam, nesta terça-feira (18), da primeira reunião extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na pauta do encontro, que contará com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), informes sobre a XVIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Latino-americanas, a ser realizada entre os dias 17 e 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco.

A reunião de prefeitos também trata da apresentação de débitos na União da União na assistência social para municípios pela confederação nacional de municípios CNM e a posição da entidade sobre o piso do magistério, entre outros assuntos de interesse dos municípios.

Segundo o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota (PSB), além dos temas que serão tratados com o governador, a reunião também discutirá outras nove pautas, entre elas a criação da Copa de Futebol Amador do Interior. “A menor cidade de Pernambuco,a menor comunidade, tem um time de futebol e o povo vai para campo participar. É uma forma da gente ocupar de uma maneira divertida nossas crianças, adolescentes e jovens”, disse Patriota.

José Patriota criticou a falta de repasse de recursos federais para a Assistência Social, outro ponto que será debatido no encontro. “A gente tem uma preocupação grande em relação à política de Assistência Social do Governo Federal. Há uma notícia de que não foram empenhados os restos a pagar. Pernambuco tem mais de R$ 50 milhões para receber do ano passado. Esse é um tema que vamos analisar, sobre como vamos manter os equipamentos sem os recursos do governo”, destacou o presidente da Amupe.

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), falou de sua expectativa com a reunião de prefeitos junto ao governador. “Eu acho que todo prefeito vive de esperança e Arcoverde não é diferente. Então esperamos algum anúncio e que o governador venha trazer boas notícias”, disse. O prefeito de Triunfo, Murilo Machado (MDB), também demonstrou otimismo com a reunião. “A Amupe vem dialogando com o governo do estado em alguns pleitos, como a questão do FEM e da Saúde a gente espera que no dia de hoje o governador possa trazer notícias boas não para nós prefeitos, mas para nossas cidades.

Encontro internacional de prefeitos – A XIII Cúpula de Prefeitos e Governos Locais da América Latina e Caribe, evento que vai acontecer de 17 a 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco, como programação, inscrições, oficinas temáticas e aquisição de estandes. Promovido pela Amupe, trata-se do maior encontro municipalista já realizado em Pernambuco e requer a participação de todos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro