7 de maio de 2012 às 10h30min - Por Mário Flávio

Os líderes de entidades comerciais do Estado vão se reunir durante o 17º Encontro dos Presidentes de Associações Comerciais. Na ocasião, promovida pela Facep (Federação das Associações Comerciais de Pernambuco), os empreendedores vão debater temas relacionados ao associativismo e outras questões de desenvolvimento econômico.

A pauta engloba discussões sobre produtos e serviços para as entidades empresariais como a Certificação Digital (AC Certisign) e a parceria com a Boa Vista Serviços, que pretende levar o serviço de consulta ao crédito SCPC (que conta com um banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, possui mais de 1,2 milhão de clientes e 7 milhões de consultas por dia), para as associações afiliadas.

Um desses serviços é o Certificado de Origem em Pernambuco, que ratifica serviços de exportação. Trata-se de um documento que tem por finalidade atestar a origem da mercadoria do país exportador, bem como especificar as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre nações. Ele permite ainda que os importadores obtenham vantagens comerciais entre os países participantes de acordos, que se originam por meio de margens de preferências, representadas por percentuais incidentes sobre a alíquota do Imposto de Importação.

Outro ponto debatido será a TeleCheque, empresa especialista em análise de crédito em pagamentos com cheques, que oferece segurança aos estabelecimentos que desejam vender mais com esse tipo de pagamento. O empreendimento atua há 25 anos, é referência no mercado de garantia de cheques e possui 36 unidades espalhadas pelo Brasil.

O encontro acontece no dia 10 de Maio, a partir das 14h, na sede da Associação Comercial de Caruaru.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro