1 de março de 2013 às 13h55min - Por Mário Flávio

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Wilson Rufino, conversou com nossa equipe e adiantou que está confiante na negociação entre os professores da rede municipal de ensino e a Prefeitura de Caruaru, na tarde desta sexta-feira (01), para analisar as possibilidades de mudanças no novo Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da educação. Segundo Wilson, o Executivo tomou um gesto interessante de abertura para conversações, embora a categoria reclame que a convocação de diálogo na Mesa de Negociação Permanente, criada desde o fim da última greve dos professores, deveria ter sido feita antes mesmo de enviar o projeto de lei à Câmara.

No contexto

Depois de assembleia, SISMUC confirma reunião com Mesa de Negociação da Prefeitura na tarde desta sexta (01)

É uma importante iniciativa de estabelecer a Mesa de Negociação, para garantir um canal de diálogo com os professores e com o sindicato, vejo com bons olhos”. observou Wilson. Recentemente, ele enviou uma nota, representando o Conselho, em que repudiava a sanção do projeto, que ocorreu semana passada, justamente quando a categoria estava tentando convencer a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas a rever alguns pontos da atualização do PCC. No entanto, Wilson frisou que a atualização de um Plano de Cargos e Carreiras para qualquer setor é importante, mas que isso precisa ser feito de forma transparente.

“Tomando como exemplo a questão da formação continuada dos professores especificamente, vemos que a redução dos períodos de especialização para professores resultou em um tempo irrisório, em que a prefeitura diminuiu, por exemplo, de 2 anos para 4 meses um período de especialização. Sempre se faz necessário atualizar um Plano de Cargos e Carreiras, mesmo que o impacto inicial seja muito grande porque diz respeito a cifras, ao bolso do trabalhador, mas é preciso haver o diálogo com  categoria para que não haja problemas como esse pelo qual estamos passando. Agora, a prefeitura tomou um passo importante, convocando essa reunião”, completou.

Os professores da rede municipal de ensino em Caruaru e o SISMUC confirmaram do sindicato e dos professores na Mesa de Negociação Permanente ainda pela manhã, em assembleia com os servidores. Fazem parte da Mesa, além dos professores e do sindicato, representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Secretaria Especial de Gestão Integrada, Secretaria de Participação Social, Procuradoria Municipal, Secretaria de Comunicação Social, Controladoria Municipal, Caruaru PREV e Conselho Municipal de Educação.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro