O São João de Caruaru começa neste sábado (02). São esperados mais de 300 artistas que se apresentarão em cinco grandes polos de animação espalhados por toda a cidade, atraindo mais de um milhão de pessoas. Os festejos, em comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro, começam se estendem até o dia 30. E na abertura de hoje, a prefeitura espera receber 40 mil pessoas no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, contando com o sucesso das apresentações de Dominguinhos, Elba Ramalho e Cavaleiros do Forró.
“Estamos esperando em torno de 40 mil pessoas, com a presença de grandes artistas que abrirão o primeiro dia de festas, será algo que propiciará uma movimentação muito boa para o São João. Isso soma para que possamos abrir o São João de forma intensa e garantir que a festa deste ano seja maior que o evento do ano passado”, explicou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, José Pereira.
Neste ano, a festa homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e também o cantor e compositor Azulão, um ícone da Nação Forrozeira. Durante os 30 dias de festa, a cidade contará com apresentações de quadrilhas, tradicionais e estilizadas (drilhas), cantadores, shows, exposições, fogueiras, bandeirinhas e as imperdíveis comidas típicas, que de tão populares e grandiosas originaram as festas das comidas gigantes.
Em 2011, a festa movimentou R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes, com grau de satisfação superior a 90%. Os dados foram apontados em pesquisa realizada pela Prefeitura que ouviu mais de mil pessoas. Segundo o prefeito de Caruaru, José Queiroz, a expectativa deste ano é gerar aproximadamente 10 mil empregos temporários. “Esta é uma renda extra muito importante para os trabalhadores que aproveitam a data para melhorar o orçamento familiar”, ressalta Queiroz.
Homenagens
A grande homenagem do São João de Caruaru em 2012 é o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, saudando o centenário de seu nascimento. O mestre Lua, como ficou conhecido, nasceu em 13 de dezembro de 1912, no dia de Santa Luzia, e se tornou um dos maiores nomes da música pernambucana, cantando o nordeste para todo o país com letras que retratavam realidades doces, belas, alegres e sofridas. Luiz Gonzaga faleceu em 1989, aos 75 anos. Quem também receberá homenagem é o artista caruaruense Azulão, que irá se apresentar no Pátio de Eventos na noite do dia 23. Ele está completando 70 anos de idade e 50 de carreira.
Polos
Descentralizado e multicultural, o São João de Caruaru tem como carro-chefe o forró, mas, em 2012, irá receber todas as manifestações artísticas em sete grandes polos de animação, dois a mais que no ano passado. Se destacam o Polo Cultural da Estação Ferroviária/Arraial Gonzagão, Polo do Milho, Polo de Repentes, Polo Alternativo, Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, Polo Forró de Candeeiro e Polo Alto do Moura. Cada um com uma característica diferente, deixando a festança junina mais democrática e participativa. Os artistas e grupos vão se apresentar tanto no palco principal (Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga) quanto nos cortejos de rua. Já nas grandes palhoças montadas por toda a cidade, os autênticos trios de sanfona, zabumba e triângulo farão a festa de quem preferir um forró mais tradicional.