3 de maio de 2013 às 12h25min - Por Mário Flávio

O projeto de lei que dispõe sobre os procedimentos para o acesso às informações da prefeitura do município de Caruaru foi encaminhado para a Câmara de Vereadores . O projeto se adequa à Lei Nacional de Acesso à Informação de Nº 12.527, do Governo Federal, e oficializa o acesso aos dados no âmbito municipal. Na proposta, consta o endereço eletrônico oficial onde as informações estarão disponíveis para consulta, além de possibilitar à população protocolar requerimento de acesso à informação que poderá ser encaminhado por meio físico ou virtual.

A lei federal diz que “os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal assegurarão, às pessoas naturais e jurídicas, o direito de acesso à informação, que será proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, observados os princípios da administração pública e as diretrizes previstas na Lei Nº 12.527”.

De acordo com o projeto de lei, deverão estar disponíveis aos cidadãos as seguintes informações da Prefeitura de Caruaru: estrutura organizacional, competências, legislação aplicável, principais cargos e seus ocupantes, endereço e telefones das unidades, horários de atendimento ao público; programas, projetos, ações, obras e atividades com indicação da unidade responsável, principais metas e resultados e, quando existentes, indicadores de resultado e impacto; repasses ou transferências de recursos financeiros; execução orçamentária e financeira detalhada, editais, licitações, entre outras.

Para a administração municipal, a Lei é mais uma oportunidade de aproximar a prefeitura da sociedade. “A Lei de Acesso à Informação é um instrumento de controle social. Com esta iniciativa, os governos federal, estadual e municipal, serão controlados por todos, evitando o mau uso do dinheiro público”, destacou o Secretário de Administração de Caruaru, Antônio Ademildo.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro