5 de agosto de 2013 às 20h25min - Por Mário Flávio

Assinatura de SNC

O acordo de cooperação com o Governo Federal, assinado pelo prefeito José Queiroz, na sexta, 02, levará Caruaru a receber apoio direto do Ministério da Cultura – Minc -para desenvolver políticas de promoção cultural e artística. O Município passa a fazer parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC), e deverá seguir o mesmo modelo de gestão do Ministério.

O fluxograma do sistema descentraliza os processos e facilita a organização do desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos. Além disso, exige a participação popular massiva para ser plenamente implantado.

Para a parceria se desenvolver, a Prefeitura deverá seguir algumas orientações como: implantar um conselho de política cultural, realizar uma conferência periódica do setor, desenvolver um plano de ações culturais e propor um sistema de financiamento (fundos de cultura).

O SNC ainda não foi aderido por todos os municípios e estados do país, mas Caruaru já se antecipa em obter os imensos ganhos que uma parceria deste tipo traz: na agilidade da execução dos programas, no financiamento seguro das iniciativas e no investimento em novos valores, na ótica da diversidade cultural.

“Acreditamos que este seja um importante passo para estabelecer uma política cultural em Caruaru. Somos um município que respira arte e criatividade, com figuras representativas no cenário nacional. Precisamos potencializar nossa capacidade e desenvolver novos agentes do processo cultural. Precisamos de políticas com continuidade e que envolvam a população durante todo o processo”, destacou o prefeito Zé Queiroz (PDT).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro