5 de agosto de 2013 às 19h14min - Por Mário Flávio

20130805-192005.jpg

Suspeitas de irregularidades envolvendo contratos firmados pela Empresa Ideia Digital e as Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia e de Educação, na época comandadas pelo ex-secretário Anderson Gomes, repercutiram na Assembleia, nesta segunda (05). A deputada Terezinha Nunes (PSDB) cobrou esclarecimentos do Governo do Estado quanto às denúncias veiculadas na imprensa local e nacional. A tucana destacou que Pernambuco vem acompanhando denúncias e explicações sobre contratos no valor de 77,5 milhões de reais, dos quais cerca de 51 milhões de reais já teriam sido pagos, segundo o jornal Folha de São Paulo.

Ainda de acordo com a publicação, há suspeitas de que esses contratos teriam sido superfaturados em algum dos seus itens, apresentando variação entre 200 e 500% superiores aos de mercado. A parlamentar informou que, mesmo aguardando a conclusão das investigações, a Bancada da Oposição já oficiou órgãos como Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Pernambuco, assim como a Controladoria Geral da União, para obter cópia do resultado das análises e pareceres. A deputada disse, ainda, que o Governo precisa dar explicações à sociedade sobre a conduta do ex-auxiliar do governador Eduardo Campos.

Em aparte, o líder da Oposição, deputado Daniel Coelho, também do PSDB, fez questão de ressaltar que não se pode confundir denúncia com condenação. Ele disse que não há interesse em prejulgar ninguém, mas considera importante a participação de Anderson Gomes em audiência pública. Já o deputado André Campos (PT), pediu ponderação e disse que o ex-secretário viria se quisesse, mas não seria obrigado. O líder do Governo, deputado Waldemar Borges (PSB), esclareceu que o que aconteceu foi uma prática habitual conhecida como adesão à ata de registro de preços. E, desde que surgiram questionamentos em relação a alguns itens, o Governo interrompeu os serviços e não pagou mais até que os órgãos responsáveis concluam as investigações.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro