29 de agosto de 2013 às 16h51min - Por Mário Flávio
DSC03005 (1)

Escola Mestre Vitalino, no Alto do Moura, que passa por período de reformas – Foto: Rafael Lima

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Caruaru envio nota em resposta às denúncias de moradores do Alto do Moura sobre descumprimento de TAC junto Ministério Público. Em relação à escola Mestre Vitalino, a Secretaria de Educação informou que investiu na colocação de PVC para fazer o forro das salas, reformou os banheiros, aderiu ao programa Mais Educação, reformou um dos anexos, oferece transporte escolar gratuito, investiu no laboratório de informática e enviou ventiladores que, em breve, serão instalados nas salas de aula.

No contexto

Moradores do Alto do Moura denunciam descumprimento de ações pela Compesa e prefeitura

Já o PSF do Alto do Moura está passando por uma reforma. Segundo a prefeitura, a unidade deve contar com estrutura física moderna, salas de atendimento para adultos e crianças, recepção humanizada e climatização em todo espaço. Cerca de 4.500 devem ser beneficiadas e a unidade de Saúde da Família contará com equipe composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O investimento da reforma gira em torno de R$ 52 mil reais.

CALÇAMENTO 

Em paralelo, a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Caruaru esclareceu que as obras do calçamento da Rua Mestre Galdino serão retomadas quando houver o repasse do convênio. Este ano, a Prefeitura calçou, com recursos próprios, a Primeira Travessa Mestre Vitalino.

A calçada faz parte do projeto Revitalino que prevê a revitalização de todo o passeio público da rua principal. A placa do Governo Federal com informações sobre a obra está localizada antes do pórtico de entrada, do lado direito. A expectativa é que até a Copa do Mundo estejam prontos o pórtico de entrada, um receptivo para turistas, o estacionamento, a Casa da Mulher Artesã e a revitalização urbanística da avenida principal. O contrato da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal foi firmado e a licitação para construção da Casa da Mulher Artesã foi concluída para que a obra tenha início agora em setembro. Na sequência, serão realizadas licitações para os outros equipamentos.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

Sobre o trânsito, a Destra informou que procurou atender todas as recomendações do Ministério Público começando pela colocação de placas toponímicas em todas as ruas que tinham Lei. Isso facilita a entrega de correspondências e o trânsito de moradores e turistas.

O transporte público no local também foi melhorado com a ampliação do horário de circulação dos ônibus, que antes era até às 21h40 e agora vai até às 22h30, como foi solicitados pelos estudantes do bairro. Além disso, o intervalo que antes variava entre 50min e uma hora, hoje está em 30 e 40min. Duas linhas atendem o bairro e a autarquia reconhece que atrasos podem ocorrer. Mas, orienta aos usuários do transporte que verifiquem o horário, a linha e a numeração do ônibus para que a Destra possa cobrar da empresa o possível descumprimento dos intervalos.

Sobre o trânsito aos domingos a Destra informa que uma viatura é deslocada para o bairro todos os fins de semana. Os estacionamentos irregulares são fiscalizados e os infratores são multados. Os moradores também podem ajudar na fiscalização denunciando pelos telefones: (81) 3701-1173 e 3701-1174.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro