4 de março de 2013 às 10h41min - Por Mário Flávio

idebcaruaru

A secretaria de Educação, através da assessoria de comunicação, rebateu as informações veiculadas em reportagem do Diário de Pernambuco, que aponta Caruaru com o pior Índice de Educação Básica no Ensino Fundamental II. Segundo a secretaria, “números avaliados sozinhos podem causar distorções”. A prefeitura explicou que é preciso considerar o contexto. O IDEB, índice que mede a qualidade da educação dos municípios, mostra Caruaru com o segundo melhor do Estado, considerando o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5 º ano). Já o IDEB total de Caruaru é 4,4, acima, inclusive, da meta estipulada pelo MEC, de 4,2. Caruaru ficou em segundo lugar em Pernambuco entre os seis municípios com mais de 200 mil habitantes. Está à frente do Recife, Jaboatão, Olinda e Paulista.

No contexto

Diário de Pernambuco toca na ferida do IDEB e mostra Caruaru com pior índice no Ensino Fundamental II

Há números ainda mais expressivos, nas primeiras séries, em algumas unidades da educação municipal: a Escola Augusto Tabosa teve IDEB de 5,7. Este resultado é a meta projetada para 2019. A Escola de Tempo Integral Paulina Monteiro teve média de 5,1, atingindo a meta de 2015. A Escola Municipal Laudelino Rocha, localizada na zona rural, teve IDEB de 5,3, atingindo, em 2011, a meta projetada para 2021.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Em relação ao desempenho das séries finais, do 6º ao 9º, os números, realmente, estão abaixo do desejável. Contudo, segundo a prefeitura, esses alunos não foram beneficiados pelos fortes investimentos da Prefeitura nos últimos quatro anos. Mas o governo municipal defende que está agindo e informa que contratou instituições especializadas em alfabetização para reverter o déficit de aprendizagem que, nas séries finais, chegava a mais de 50% de analfabetismo funcional, em 2009. Também estão sendo nomeados 197 professores. 87 deles estarão nas salas de aula do 6º ao 9º ano.A

Repetindo o discurso do secretário de Educação, Welson Santos, a prefeitura ressaltou que resultados em educação não são obtidos da noite para o dia. A perspectiva do próximo IDEB é positiva, reforçando a preocupação permanente da prefeitura de Caruaru com a educação de qualidade. Para isso foram feitos maciços investimentos em transporte escolar, na melhoria da merenda, na instalação de escolas de tempo integral, além do fornecimento gratuito de fardamento e material didático a alunos e professores, estes também submetidos à permanente processo de capacitação.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro