1 de julho de 2013 às 17h25min - Por Mário Flávio

Com base em dados preliminares da polícia, comerciantes e público, o balanço do São João de Caruaru foi avaliado de maneira positiva pela Prefeitura Municipal.

Um dos pontos de destaque foi a quantidade de turistas que circularam pela cidade durantes os festejos juninos. Só no Pátio de Eventos, a polícia constatou a presença de cerca de 700 mil pessoas, nos 30 dias de festa, sem levar em consideração os outros quartos polos de animação. “ A Copa das Confederações ajudou a superar a quantidade de público em relação ao ano passado. Muitos pacotes turísticos eram fechados, tendo como rota Porto de Galinhas e depois São João de Caruaru. Acreditados que a cidade recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas”, declarou André Alexei, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo.

Os comerciantes também avaliaram positivamente a movimentação financeira da cidade. “Tive conversas informais com a CDL e o comércio foi aquecido. Mais de 3 mil empregos foram gerados, direta e indiretamente”, acrescentou Alexei.

Uma pesquisa mais detalhada está prevista para ser divulgada no final de julho, início de agosto. “No questionário do levantamento, será abordada a satisfação do turista, levando em consideração aspectos como a segurança, hospitalidade, circuito do forró e limpeza urbana. Além disso, a pesquisa também revelará a movimentação financeira e a quantidade de pessoas que circularam pelos cinco polos de animação”, explicou.

NÚMEROS

MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS

Mais de 1,5 milhão de pessoas freqüentaram a festa.

REDE HOTELEIRA

100% da rede hoteleira preenchida

DIAS DE FESTA

Do dia 1 ao dia 29, sendo que os shows do Pátio de Eventos atingiu a madrugada do domingo, portanto, 30 DIAS DE FESTA.

POLOS DE ANIMAÇÃO

5 polos de animação

Polo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

Polo Forró do Candeeiro

Polo da Estação Ferroviária

Polo Alternativo

Polo Alto do Moura

SHOWS

326 shows/apresentações

67 shows – Polo Pátio de Eventos

75 shows – Polo Forró do Candeeiro

87 shows – Polo Estação Ferroviária (Repente e Restaurantes)

56 shows – Polo Alternativo

41 shows – Polo Alto do Moura

EVENTOS CULTURAIS

Mais de 30 eventos culturais, entre eles 15 comidas gigantes, 8 eventos de rua, como o dia do Bacamarteiro e a Festa da Fogueira Gigante, além de diversos concursos de quadrilhas juninas.

 SEGURANÇA

Cerca de 2000 mil homens entre polícia militar, civil e corpo de bombeiros. Além disso, mega estrutura de saúde, Conselho Tutelar, Juizado do Forró, dentre outras instituições.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro