29 de dezembro de 2011 às 16h00min - Por Mário Flávio

No ultimo mês de novembro, a Secretaria de Infraestrura através da Diretoria de Serviços Urbanos juntamente com o Departamento de Vetores iniciaram o processo de limpeza de toda a extensão do Rio Ipojuca, que passa pelo município de Caruaru.

Inicialmente os serviços de limpeza estão sendo realizados no trecho do rio que corta os bairros do Caiucá e Boa Vista I e II, trecho mais afetado pelas baronesas. Além da despoluição do principal rio que corta a cidade, a prefeitura está realizando serviços de limpeza nos canais e riachos existentes na região, o esforço faz com que Caruaru continue fora da faixa de risco de epidemia de dengue, além de eliminar os transtornos causados pelas muriçocas.

Os serviços contam com uma equipe composta por 53 funcionários e uma máquina retro escavadeira, que atua nas áreas mais críticas. O trabalho consiste na remoção das baronesas e retirada de detritos que poluem o meio ambiente tornando o rio um local favorável para a proliferação de muriçocas e mosquitos aedes aegypti.

A secretaria informou que os trabalhos acontecem diariamente. O principal objetivo da limpeza, segundo o responsável pela Diretoria de Serviços Urbanos, Maurício Silva é a retirada de entulhos, galhos, vegetação que interrompem o curso do rio e são ambientes favoráveis a proliferação de muriçocas. “Este tipo de serviço é importante porque desobstrui o leito do rio geralmente interrompido por árvores caídas, arbustos, mato, areia e excesso de lixo e entulho que a população joga dentro do rio”, observa o diretor.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro